Opere apenas se houver uma real necessidade

segunda-feira, outubro 31, 2016


A busca por cirurgias plásticas aumenta a cada ano. O Brasil é um dos países que mais a realizam e muitas pessoas vêm de fora para poder fazer o procedimento por aqui. A facilidade do pagamento que muitas clínicas têm oferecido e a constante busca pela perfeição são algumas das razões desse aumento.
Mas até que ponto as cirurgias valem a pena? 
Segundo psicólogos especializados na área, as mudanças do corpo estão diretamente ligadas com mudanças na mente. 
A principal importância da psicoterapia nesse tipo de tratamento é o acompanhamento ao paciente para uma melhor evolução auxiliando nas dificuldades que possam aparecer durante o mesmo, reduzindo o grau de ansiedade e stress, facilitando ao paciente a chegar a sua meta e auto-estima.
O resultado imediatista dos procedimentos realizados e a crença de que, depois do procedimento, todos os problemas particulares serão resolvidos são as maiores queixas dos pacientes e dois dos principais motivos do acompanhamento. O acompanhamento psicológico vai dar força a um estímulo para se chegar ao objetivo imaginado e idealizado pelo paciente. 
Muitas vezes devido a qualquer variável na vida do mesmo, o objetivo já pré-elaborado pelo paciente sofre uma alteração de tempo, o que pode acarretar em um desânimo ou abandono do tratamento. O objetivo do acompanhamento psicológico é a de que o paciente não abdique de seu ideal e consiga ultrapassar as barreiras que poderiam desestimular ao segmento a ser atingido. 
A auto-estima é o foco do trabalho feito por médicos psicólogos, em parceria com o cirurgião.
Além do trabalho em cima da auto-estima, o acompanhamento psicológico também é indicado para outros fins. Como, por exemplo, a manutenção do resultado pós-operatório. O corpo e a mente estão diretamente ligados. Conforme o diagnóstico terapêutico é dado, os sintomas físicos podem ser analisados, porque muitas vezes são desenvolvidos na mesma ocasião. Quando a pessoa não consegue elaborar uma emoção, o corpo fala, responde. Às vezes ela está ansiosa e come mais. Em alguns casos essa ansiedade aparece porque ela não consegue ultrapassar barreiras. 
Há casos em que a correção do problema é feita sem a necessidade da cirurgia, mas através de um trabalho em parceria de tratamentos estéticos e acompanhamento com terapia. A ansiedade pode ocasionar perda ou aumento de peso, problemas de pele, entre outras doenças psicossomáticas. Os casos mais comuns são os distúrbios alimentares. Às vezes a cliente da clínica de estética não está conseguindo manter os resultados e, quando ela inicia as sessões  com um médico (psicologia clínica) consegue entender o que está acontecendo de errado, ansiedade, baixa auto-estima, entre outros, e consegue, assim, garantir maior eficácia dos tratamentos.
 O caminho pode ser inverso.  É comum que as pacientes da clínica de psicologia sejam encaminhadas para clínicas de estética, principalmente quando a auto-estima está sendo trabalhada. A preocupação com o corpo, neste caso, pode melhorar a auto-estima, dando um resultado positivo nos dois trabalhos.
O culto ao corpo pode ser acompanhado diariamente através de filmes, novelas, seriados, revistas e jornais. Comerciais exaltam mulheres com o corpo considerado ideal e, muitas vezes, dificultam ainda mais o trabalho destes profissionais. Esse conceito que é passado leva ao abandono, à solidão, à rejeição. A mulher não se sente digna. Às vezes, é ate uma questão de estima. Ela tem vergonha, timidez. Hoje eu acredito muito na mistura do corpo, alma e espírito. Se um deles não está sendo bem tratado, o resto sofrerá junto. A depressão, por exemplo, encurva, emagrece e engorda, altera a pele, o sono, o apetite e, rapidamente, mostra suas conseqüências físicas. 
Hoje, o Brasil possui alguns dos melhores cirurgiões plásticos do mundo e, por isso, a cirurgia está sendo mais indicada pelos próprios médicos do que era antes, para casos estéticos. Mas o acompanhamento psicológico, o apoio dos amigos e familiares e a certeza da mudança são alguns pré-requisitos básicos solicitados por eles. Não é obrigatório, mas é altamente recomendado. 

You Might Also Like

0 comentários